Ricardinho – De olho na reestreia

Bernardinho e Ricardinho novamente juntos em quadra, num treino em Saquarema. Foto Carlos Moraes/O DIA

Para a filha Júlia, de 14 anos, Ricardinho tem enviado fotos do centro de treinamento em Saquarema. E, daqui para frente, ele terá muito mais histórias para contar em casa. Na segunda-feira, a Seleção de vôlei embarca para Toronto, no Canadá, onde, daqui a uma semana, no dia 18, fará sua estreia na Liga Mundial, diante da Polônia. Por enquanto, a ansiedade ainda está sendo contida, mas o levantador já deixou claro que irá se emocionar com a sua reestreia com a Amarelinha.
“Agora não tem (ansiedade). Estou me reservando para o treino do dia a dia. Mas, quando entrar no ginásio no Canadá, isso vai aflorar porque eu me conheço. Toda a vez que começava a Liga Mundial, principalmente quando era no Brasil, com o hino nacional, eu me emocionava muito e ficava bem ansioso para a partida”, contou Ricardinho, ontem, após mais um treino em Saquarema, sob o comando do técnico Bernardinho.
De volta à Seleção após cinco anos afastado, Ricardinho diz se emocionar com cada momento. “Mando fotos para a minha filha. Uma das minhas filhas está com nove anos (Bianca) e a outra vai fazer 15 (Júlia). A mais velha lembra de Saquarema e fala: ‘Pai, manda para mim, quero mostrar para as minhas amigas aqui na escola’. Tem o lance profissional, de jogador, de saudade de muitas coisas. É tudo emocionante”.
O levantador contou já estar readaptado ao ritmo de trabalho na Seleção: “Sumiram as minhas dores musculares. Foi a primeira semana de trabalho muito intenso. Agora estou cansado, mas como todo mundo está, algo natural do trabalho”.
Ricardinho contou que ainda tem recorrido ao seu Ipad para descrever como foi seu dia. “Escrevo algumas coisinhas, bem particulares. Antes, estava colocando só uma palavrinha: bom, tranquilo, cansado. Agora estou colocando umas frases, mas, com certeza, eu vou deletar. Vou ler depois no final e não vou querer guardar”, disse ele, que chegou a lançar um livro, em 2007, e não descarta a possibilidade de mais um: “Algumas pessoas me procuraram para fazer um outro, que começaria um pouco na minha volta para o Brasil pelo Vôlei Futuro, e depois com o meu retorno à Seleção. Mas ainda estou pensando, não é uma coisa com que eu me preocupe agora. Meu foco está no treino”.
Sobre a volta de Ricardinho, Bernardinho voltou a elogiar a postura do levantador: “Ele é um jogador de grande talento e experiência. E o mais importante: o espírito. Fico muito feliz que as coisas aconteçam dessa forma, com esse espírito de colaboração, dando força para todo mundo. Ele será um norte para os levantadores mais novos, com o Bruno, e outros que virão”.
Na segunda-feira, o levantador Raphael, do Trentino, da Itália, se apresentará para os treinamentos em Saquarema.
Giba, que se recupera de uma cirurgia na tíbia esquerda, já era um desfalque considerado certo para a estreia do Brasil na Liga Mundial, em Toronto. Mas Murilo, que sente dores no ombro direito, também não viajará para o Canadá com o grupo, na segunda-feira. A Seleção enfrentará, pela ordem, Polônia, Canadá e Finlândia, nos dias 18, 19 e 20.


Foto Carlos Moraes/O DIA

One thought on “Ricardinho – De olho na reestreia

  1. Olá meu nome é Lucas jogo volei, o nome do meu time e vôlei Familia, agente esta a procura de um patrocinio, agente precisa muito !
    pois agente quer participar da Copa Paraná.
    Ganhamos o campeonato Brasilia Cup , catolica , e ja ficamos em segundo e terceiro lugar tambem no campeonato catolica.

    meu email : lucas.deusefiel@hotmail.com
    meu numero :(0xx61) 33391757

    Agradeço muito, obrigado desde ja !

    Gostar

Deixe uma Resposta

