O levantador Ricardinho e a seleção

O grande enigma no vôlei brasileiro hoje é o seguinte: o levantador Ricardinho vai ser convocado para a seleção? Estamos em ano olímpico e possivelmente é a última chance para o levantador participar de uma Olimpíada.

Dos 16 países inscritos da Liga Mundial, só o Brasil ainda não divulgou a relação dos convocados. Só deve divulgar no dia 21 de abril, depois da final da Superliga.

Ricardinho foi dispensado da seleção pelo técnico Bernardinho em 2007, um pouco antes dos Jogos Pan-americanos do Rio, e nunca mais foi chamado. Uma pena. É difícil entender como o Brasil pode se dar ao luxo de ficar por tantos anos sem o melhor do mundo.

Na época, faltou à comissão técnica habilidade para contornar os problemas de relacionamento com o jogador. Detalhe: quando foi dispensado, Ricardinho era o capitão da seleção. Ou seja, ninguém chega a esse posto se não tem o respeito e admiração do grupo. Mais um motivo que reforça a ideia que a crise deveria ter sido contornada.

Vale lembrar um exemplo na seleção feminina. Nos Jogos Pan-americanos de 2007, houve um problema entre o técnico José Roberto Guimarães e a ponteira Mari. A jogadora ficou fora de todas as competições do segundo semestre de 2007, mas em 2008, ano dos Jogos de Pequim, o técnico procurou a Mari e negociou com ela sua volta à seleção. Poucos meses depois, o Brasil foi campeão olímpico com Mari no time titular.

A pressão agora está grande em cima do técnico Bernardinho. Até o presidente da Confederação Brasileira de Vôlei, Ary Graça, disse que Ricardinho é o melhor do mundo em entrevista no “Arena”, programa do canal Sportv. Mais: falou que não vai interferir nessa questão, mas admitiu que está vendo “com pesar” a ausência dele na seleção.

Para quem gosta de vôlei e está acompanhando a Superliga, certamente também não há dúvida. Ricardinho tem feito grandes jogos pelo Vôlei Futuro. Com ele, as chances de o Brasil conquistar o ouro olímpico em Londres aumentam muito. Está mais do que na hora dele voltar à seleção.

FONTE: Folha.com

 

One thought on “O levantador Ricardinho e a seleção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s