Superliga 2011/12 ganha novo sistema de pontuação

Mesmo com o equilíbrio apresentado nas Superligas masculina e feminina na última temporada, o presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Ary Graça, quer mais. A partir da próxima temporada, as competições nacionais adotarão um novo sistema de pontuação por vitória.

A inovação segue os moldes do que é usado há algum tempo no Campeonato Italiano e premia, além dos vitoriosos, os derrotados por placar de 3 a 2. A partir da temporada 2011/2012, a equipe que vencer um jogo por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1 ganhará três pontos. Se o resultado for 3 a 2, o time vencedor ganhará dois pontos e o perdedor, um.

Eu queria ter implantado este sistema antes, mas fui voto vencido, pois ouvi a opinião dos técnicos sobre assuntos extra-quadra. Agora, não vou mais ouvir mais. O mundo está usando isso, a Federação Internacional (FIVB) também. Então, decidi que na próxima temporada vai ser assim e acabou – disse Ary Graça, em entrevista ao LANCENET! na sede da CBV, no Rio de Janeiro.

A FIVB passou a utilizar este sistema na Liga Mundial em 2009. No Grand Prix, competição feminina equivalente à Liga, o sistema foi adotado em 2010, depois de um congresso na República Dominicana, com presença dos países envolvidos.
Depois da adoção deste modo de pontuação, o equilíbrio dos campeonatos realmente aumentou. Ao serem premiadas mesmo com derrota por 3 a 2, as equipes menores tiveram mais estímulo – pois, além de ganharem um ponto, tiram um do rival.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s